top of page
Dicas de Livros
Dicas de Filme
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Veja Tambem

ARQUITETURA BARROCA

Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.


Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.

O Barroco demonstrou o poder de reis e de papas que construíram imponentes palácios e igrejas. O Barroco associava a arte ao poder. A arquitetura barroca cria efeitos ilusórios nos tectos, nas cúpulas, nas abóbodas e nas plantas .

As igrejas por mais que eram de pequenas dimensões , possuíam traços sinuosos , paredes cobertas por gesso, pinturas e uma estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo. Destaque para as Colunas: Jônica, Coríntia, Compósita, Colossal

As torres sineiras reforçavam a verticalidade da fachada. A arquitetura civil restringiu-se à construção de palácios citadinos, e as vilas de reis, pontífices e alta burguesia. Serviu como expressão de um poder absolutista e capitalista.

O tipo de planta usada na construção civil barroca era em forma de U ou duplo U o que possibilitava uma maior integração do edifício com o espaço envolvente.

A arte do jardim que tinha sido redescoberta no Renascimento , foi enriquecida no Barroco, com bosques, grutas artificiais, pavilhões e labirintos.

____________________________________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS

https://www.youtube.com/watch?v=T3j2GJV7XcM

http://pt.slideshare.net/abaj/arquitetura-barroca-14543710

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_barroca

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco

bottom of page