top of page
Dicas de Livros
Dicas de Filme
Procure por Tag:
Veja Tambem

BARROCO

  • LUCAS REDMERSKI
  • 6 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Barroco é o nome dado ao estilo artístico que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O barroco surge na Itália no século XVII, mas acaba se espalhando para outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. Permanece no mundo das artes até o século XVIII.

As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.A palavra “barroco” representa bem as características deste estilo, já que significa, “pérola irregular” ou “pérola deformada”, o que nos dá a ideia de irregularidade.No período final do barroco, também conhecido como rococó, os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes aparecem com frequência.

Nas obras dos artistas barrocos europeus existe a valorização de cores, sombras, luz, e representação dos contrastes, além de valorizarem o movimento.Os temas principais são:mitologia, passagem da bíblia e a história da humanidade. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.

O pintor italiano Tintoretto é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam de forma antecipada, importantes características barrocas.

Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um grande respeito pela autoridade da tradição clássica, e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, dentro de um contexto que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior.

BARROCO NO BRASIL

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.

No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro.

Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.

Comments


© Gabriel Carlos Godinho

bottom of page